quarta-feira, 28 de maio de 2014

Mulher assume, pela primeira vez, o comando da Polícia Militar na RMVale

Eliane Nikoluk Scachetti, 44 anos, é a primeira mulher a assumir o Comando de Policiamento do Interior da Polícia Militar. Com a experiência de 25 anos de carreira, a coronel vai comandar mais de 3.500 policiais da RMVale e Litoral Norte.
Com a oficialização da mudança -feita em 10 de maio-, a nova comandante substitui Cássio Roberto Armani, 47 anos, que ficou no cargo por quase dois anos e foi para o interior.
Em fase de transição, Eliane passou a última semana no 5º Batalhão da PM em Taubaté, onde exerceu o posto de comandante nos últimos dois anos. A cerimônia de posse está prevista para o início de junho, mas a oficial afirma já atuar “a todo o vapor” na segurança pública da região.
“O trabalho do coronel foi brilhante e quero dar continuidade à gestão dele. O combate ao crime é diário e estou aqui para construir um laço com a comunidade e criar uma grande ‘rede do bem’”, afirma.
Eliane acredita em um trabalho que respeite as características de cada cidade da região. “A RMVale e o Litoral Norte são um grande patchwork [composto por retalhos], com áreas bem peculiares. Precisamos adaptar o nosso policiamento para ficarmos mais próximo às comunidades e abranger os problemas particulares de cada município”, avalia.
Para isso, a nova comandante acredita na parceria que –segundo ela– seria utilizar os recursos de forma inteligente e integrar a Polícia Militar aos outros policiamentos e instituições por uma região mais segura.
A coronel pretende fortalecer três esferas: desenvolvimento interno, trabalho operacional e relação da PM com a comunidade.
“No primeiro viés quero investir forte em capacitação e aperfeiçoamento da equipe, além de intensificar a apuração interna em parceria com a corregedoria. Já no segundo, queremos melhorar as questões de segurança primária e focar no combate ao tráfico de drogas que traz como consequência outros crimes mais graves, como homicídios, latrocínios, furtos e roubos”.
A nova comandante destaca a intenção de se aproximar da comunidade e o papel fundamental que os cidadãos têm para o sucesso das operações policiais, principalmente fazendo denúncias pelo 190 e outros meios de comunicação.
“Vamos melhorar a prestação do serviço do Comando de Operações da Polícia Militar (Copom) e abrir mais canais de comunicação com a população. Queremos gerar audiências públicas em parcerias com as Câmaras para ouvir sugestões, críticas e ideias das pessoas para criar novos caminhos e uma gestão mais participativa”, garante.

Jessyca Biazini 

Nenhum comentário:

Postar um comentário